Saúde Masculina

Os homens comparativamente às mulheres são mais desleixados em relação à sua saúde. Isso é um fato cultural que vem mudando, mas não deve ser encarado como algo irremediável. A qualquer hora isso pode ser consertado e compensado. Normalmente se olharmos o sexo feminino as mães invariavelmente são muito cuidadosas em levar suas filhas quando da puberdade (menarca = primeira menstruação) ou mesmo até antes disso. Já os meninos, muitas vezes ficam na “confiança” de que tudo está certo.

Não é uma boa atitude para o século XXI. Amigos, internet, revistas e toda a informação disponível não substituem uma avaliação profissional ou mesmo não resolvem um problema que o jovem até pode detectar, mas tem vergonha de compartilhar com pai e mãe. Ao avançar na idade o jovem adolescente, o jovem adulto, o adulto e o homem mais experiente apresentam peculiaridades de sua saúde, não apenas urológica, mas em diversos aspectos clínicos.

Cada vez mais o urologista, a exemplo do ginecologista, tem se tornado o médico do homem. Orientações valiosas podem ultrapassar a especialidade, quando uma boa vivência de clínica médica podem ajudar na
indicação de outros especialistas durante o transcorrer da vida do homem.

Sobre o Autor
Dr. Homero Guidi
Dr. Homero Guidi

5,421 thoughts on “Saúde Masculina”