Por que você precisa tomar cuidado com a Web nas informações de Saúde.

POR QUE VOCÊ PRECISA TOMAR CUIDADO COM A  WEB COMO FONTE DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE.

 

Os médicos detestam a Web, o Dr. Google” (coitado do Google, ele não tem responsabilidade nisso…). Talvez uma parcela mínima porque não gostam de se ver nus em suas opiniões e condutas. Creia-me, isso não chega a 0,001%. Hoje a informação está mais acessível e disponível, o segredo, a sabedoria, ou o profissionalismo, whatever, é como selecioná-la e utilizá-la.  Filtrar a qualidade da informação não passa nem pelos preâmbulos da mais barata filosofia sobre o assunto. Mas vamos aos fatos, do porquê você precisa tomar cuidado com a Web, notadamente em saúde.

Um exemplo banal. Minha sogra. Sim, médicos também tem famílias como, felizmente, todos os mortais. Minha sogra beirava os 80 anos quando seu nome finalmente apareceu no Google.

Não ela não ganhou nenhum concurso de culinária (ela é hour concour nisso, faz tempo). Nem recebeu nenhuma homenagem do Lions ou outro clube de serviço, o voluntariado dela num grupo de costura, que faz enxovais para mães solteiras nem existe oficialmente. E para dizer tudo não foi porque aguentou a barra de uma família que veio para São Paulo, nos anos 60, trabalhou como professora do Estado em ginásios, como professora efetiva do magistério público, dando 44 horas/aula  por semana ou mais, nem que trabalhou até ficar velha, ajudou a  criar netos e bisnetos, cuidou do marido enfermo por sete meses ou  foi reconhecida por alguma coisa de sua vida extremamente produtiva, pró ativa, do bem e anônima. Não.

Dona Cidinha apareceu na web como ré da Justiça Federal, após denúncia de uma vizinha ingrata e mal amada, Efigênia, veja que nome do tempo do onça… de que tinha uma arara, a Shibirula, na família há mais de 45 anos!

Is it enough?  Is it clear?

Se a rede, a net, fez isso, imagine o que ela pode “fazer” por sua saúde…

 

Post Scriptum – p. s. –  e nem aqui ela foi citada nominalmente, para ser justiçada…

Sobre o Autor
Dr. Homero Guidi
Dr. Homero Guidi