Nossa participação na Jornada de Obstetrícia&Ginecologia da USP

O urologista tem uma interface muito grande com a ginecologia no que diz respeito ao trato urinário feminino. Temos uma participação bastante ativa na Uroginecologia (união das duas especilidades) na Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas, onde respondemos pela Unidade de Urodinamica e também pela Vice-Presidência do CEAGIN, Centro de Estudos Avançados em Ginecologia, uma organização não governamental de apoio à Clinica.Entre 31 de março e 2 de abril de 2011 ocorre no Centro de Convenções Rebouças  a 5a. Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da USP um evento tradicional e que neste ano conta com mais de 700 participantes. No dia 31 houve um Curso de Urologinecologia (pré-jornada) com vagas esgotadas em que estivemos participando.Veja o site com a programação completaNovo Consenso Brasileiro de HPV. Começam agora em março as reuniões iniciais para a realização do II Consenso Multidisciplinar Brasileiro de HPV. Na realidade essa versão, que vai rever e atualizar as recomendações do I Consenso realizado em 2000, vai ter um formato diferente, adotando a Medicina Baseada em Evidências e o documento final vai integrar o projeto da Associação Médica Brasileira e Agência Nacional de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde,  de  Diretrizes em Medicina.

O projeto já reúne várias Diretrizes em diversas especialidades e assuntos. A área de Urologia será coordenada por  Homero Guidi. A primeira reunião dos coordenadores acontece na Faculdade da Santa Casa de São Paulo no próximo dia 14 de março e conta com a coordenação geral do Dr. Júlio Carvalho, nosso amigo e colega do Depto. de DST da Sociedade Brasileira de Urologia. Novidades sobre HPV no HomemPublicações recentes na Literatura Médica. Uretrite e HPV uretral – dados do Japão.

Um estudo realizado no Japão em 176 homens que apresentavam uretrite (inflamação da uretra, o canal do xixi) mostrou que pessoas que apresentam essa doença tem um risco maior de apresentar infecção uretral (no canal) pelo HPV.A uretrite pode ser causada pelo gonococo (gonorréia), clamídia, micoplasmas, ureaplasma e gardnerella. O sintoma principal é secreção pela uretra, variando entre a secreção purulenta (pus) ou clara e mucóide (translúcida) em quantidade variável e sintomas irritativos e dolorosos ao urinar principalmente. A uretrite é altamente transmissível por via sexual. No estudo, os japoneses avaliaram os pacientes sob o ponto de vista laboratorial para todos os agentes que causam a uretrite e aqueles que também apresentaram infecção pelo HPV nesse local. Também houve uma investigação minuciosa da história sexual desses pacientes. O resultado foi que a existência de 4 ou mais parceiras sexuais nos últimos doze meses elevava o risco de contrair o HPV na uretra em 3,85 vezes mais do que a população normal.

Quando considerados os agentes que causaram a uretrite, verificou-se que as uretrites por gonococo (gonorréia) e/ou clamídia e/ou micoplasmas elevavam em 2,41 vezes a chance de também apresentar uma infecção uretral por HPV nesses homens. O e/ou se explica em função de que, muitas vezes, as uretrites não são causadas por apenas um agente. É comum, por exemplo, o homem apresentar uma uretrite causada pelo gonococo e também pela clamídia. As conclusões desse grupo de pesquisadores japoneses apontam para a necessidade de um cuidado especial no acompanhamento de pacientes que apresentam uretrite , no sentido de se redobrar a atenção para a possibilidade de aparecimento de HPV na uretra, após o tratamento e cura da uretrite.

Trabalho original : Prevalence of genital Mycoplasma, Ureaplasma, Gardnerella, and huma n papillomavirus in Japanese men with urethritis, and risk factors for detection of urethral human papillomavirus infection. Shigerara K e colaboradores. Departamento de Urologia da Kanazawa University, Japão. J. Infect Chemother. 2011 jan 7th, (epub ahead of print).

*Texto originalmente publicado no site www.drhomeroguidi.com.br, e aqui reproduzido livremente, sem o contexto da data de sua publicação.

Sobre o Autor
Dr. Homero Guidi
Dr. Homero Guidi